Ângulo Estreito

O olho contém um líquido (humor aquoso) que circula no seu interior e tem a função de nutrir as estruturas intra-oculares. Este líquido é produzido constantemente e escoado por uma região denominada malha trabecular que se localiza no ângulo da câmara anterior (ou seio camerular) do olho, na junção da córnea (parte transparente superfície ocular) e a esclera (parte branca), adjacente à raiz da íris (ver também anatomia do olho). O equilíbrio entre a produção e escoamento do humor aquoso mantém uma pressão dentro do olho que na média normal varia de 10 a 20 mmHg em pessoas normais.

O ângulo da câmara anterior do olho, de uma forma geral, pode ser classificado em ângulo aberto, quando o espaço entre a íris e a córnea é amplo e todas as estruturas do seio camerular são visíveis, e ângulo estreito, onde este espaço é apertado e há restrição parcial ou total, dependendo da magnitude do estreitamento, em se observar as estruturas camerulares. Utilizamos a gonioscopia para classificar o ângulo.

Angulo Estreito

Highlights of Ophthalmology, Benjamin F. Boyd, séries de 1996 a 2000

Seio camerular, junção da córnea (parte transparente superfície ocular) e a esclera (parte branca), adjacente à raiz da íris.

Angulo Estreito

Atlas de Clínica Oftalmológica, D.J. Spalton, Editora Manole, 1992

Perfil da câmara anterior: a) normal ou aberto b) ângulo estreito c) ângulo estreito, porém com menor possibilidade de oclusão.

Angulo Estreito

Arquivo pessoal

Fotografia em lâmpada de fenda do perfil da câmara anterior, na periferia da córnea, mostrando espaço estreito entre a córnea e a íris.

Importância

Muitas pessoas possuem ângulos estreitos e são assintomáticas por toda a vida, no entanto são predispostas ao glaucoma agudo, evento catastrófico que pode levar a cegueira. O escoamento do humor aquoso é mais difícil, principalmente, quanto mais estreito for o ângulo e pode se acentuar quando a pupila se dilata, como ocorre no escuro ou quando estamos nervosos. Quando ocorre o fechamento angular, a raiz da íris obstrui o seio camerular podendo ocluí-lo completamente, além de impedir a circulação do humor aquoso através da pupila. Então a pressão intra-ocular sobe atingindo picos, às vezes, acima de 50mmHg. Existe dor intensa, vermelhidão e acentuada diminuição da acuidade visual.

Se não tratado, o glaucoma agudo pode levar à cegueira. Isto ocorre devido à lesão do nervo óptico. A cegueira é irreversível. Assim é importante diagnosticar o glaucoma agudo no início, antes que o nervo óptico tenha sido muito lesado. Não é somente o nervo óptico que pode ser danificado, a íris pode atrofiar-se causando descentração da pupila com perda do seu formato circular, também pode surgir catarata.

Angulo Estreito

Arquivo pessoal

Seqüelas do glaucoma agudo: atrofia do estoma iriano, pupila disforme e catarata. Na margem direita vemos um orifício (iridectomia) cirúrgico.

Relação com a hipermetropia

O olho hipermétrope é caracteristicamente pequeno, não somente em seu comprimento ântero-posterior, mas também em relação à córnea e a profundidade da câmara anterior (espaço entre a córnea e a íris). O olho hipermétrope é, por conseguinte, predisposto ao glaucoma agudo de ângulo estreito.

O que fazer

A maioria dos casos de ângulo estreito não necessitará de tratamento algum. Quando a ângulo é muito estreito, costumo avisar os pacientes alertando-os da possibilidade do glaucoma agudo. Nestes casos, após a gonioscopia realizada para classificar o ângulo, fazemos o teste provocativo do quarto escuro, que quando positivo é altamente indicativo de risco elevado de ocorrência num futuro próximo do glaucoma agudo.

Diante de um teste do quarto escuro positivo está indicada a iridotomia com YAG laser (ver procedimentos a laser), onde se faz um orifício na íris através do qual o humor aquoso pode circular livremente, desta forma previne-se ou pelo menos se diminui muito a chance de ocorrência do glaucoma agudo.

Angulo Estreito

Arquivo pessoal

Iridotomia com Yag laser – prevenção contra o glaucoma agudo em caso de ângulo estreito oclusível.

 

Cuide bem da sua Visão. Para consultas:


14 3263.2833


14 99802.7554

Ícone Clínica de Olhos Dr. Daniel Parente  2018 © Clínica de Olhos Dr. Daniel Parente

Desenvolvido por Paulo Coneglian