Astigmatismo

No olho normal, ou seja, sem nenhuma deficiência visual, as imagens dos objetos, próximos ou distantes, são focadas sobre a retina.

No astigmatismo os raios de luz paralelos ou a frente de onda correspondente são convergidos para dois focos distintos que podem estar localizados em várias posições em relação à retina (antes, depois ou sobre), constituindo as diversas variações do astigmatismo.

O astigmata tem uma visão imperfeita, tanto para perto como para longe, podendo variar bastante de acordo com a posição dos focos em relação à retina. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas.

É normalmente a curvatura da córnea que está alterada, com uma forma mais ovalada que redonda. Porém a causa do astigmatismo pode estar no cristalino.

O astigmatismo pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia. 

O astigmata confunde os símbolos próximos, como o H, o M e o N, ou o 8 e o 0, ou ainda o E e o B. Combinado com a miopia ou a hipermetropia, o astigmatismo pode provocar fadiga ocular ou dor de cabeça. É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha de um texto. Além, é claro, de visão borrada ou embaçada.

Correção com Óculos

O astigmatismo é corrigido com uma lente tórica, cujas curvas compensem as da córnea. A espessura da lente não é a mesma em toda a sua superfície. Esta diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte é o astigmatismo.

A tecnologia atual na fabricação de lentes proporciona lentes melhor adaptáveis, mesmo quando o astigmatismo está associado à miopia, hipermetropia ou presbiopia. Estão disponíveis no mercado lentes orgânicas (acrílico) mais leves, mais finas, mais planas e estéticas.

Há a possibilidade de se escolher lentes ultra-resistentes a choque e a arranhões (anti-risco) e com 100% de proteção UVA e UVB (proteção ultravioleta). Também estão disponíveis lentes com tratamento anti-reflexo que reduzem o incômodo de reflexos causados nas lentes, permitindo que você veja e seja visto melhor.

As lentes fotossensíveis e as lentes fotocromáticas escurecem e clareiam conforme o ambiente, além de oferecer excelente proteção contra os raios ultravioletas nocivos.

Correção com Lentes de Contato

O astigmatismo é corrigido com lentes de contato gelatinosas tóricas ou lentes de contato rígidas. Há vários tipos de cada, os quais estamos aptos a esclarecer suas peculiaridades. Lentes gelatinosas comuns não corrigem o astigmatismo.

Correção CirÚrgica

O astigmatismo pode ser corrigido com laser pelas técnicas PRK (Photorefrative Keratectomy) e LASIK (Laser Assisted Keratomileusis). Antes de se indicar uma cirurgia corretiva para o astigmatismo alguns fatores são levados em conta como o grau da ametropia e a combinação com outros erros refracionais. Por exemplo: astigmatismos maiores (acima de quatro graus) são de correção mais difícil.

Cuide bem da sua Visão. Para consultas:


14 3263.2833


14 99802.7554

Ícone Clínica de Olhos Dr. Daniel Parente  2018 © Clínica de Olhos Dr. Daniel Parente

Desenvolvido por Paulo Coneglian