Blefarite
A blefarite é uma inflamação crônica das bordas palpebrais, região de implantação dos cílios, na qual há formação de pequenas escamas (caspinhas), que se destacam com seu crescimento. A blefarite seborreica, o tipo mais comum, é uma doença dita “constitucional”, ou seja, faz parte das características típicas de um indivíduo.
A blefarite é uma inflamação crônica das bordas palpebrais.
Existem outros tipos menos comuns, muitas vezes causadas por micro-organismos.
. Traduz pouca fluidez da secreção das glândulas de Meibomius.
Com freqüência há prurido (coceira) e ardência local crônicos. Os cílios caem ou se tornam quebradiços. A borda palpebral está sempre vermelha e surgem conjuntivites com mais freqüência. A blefarite predispõe ao surgimento de cílios invertidos, que podem machucar a córnea. Há fatores que pioram a blefarite, tais como: frio ou calor excessivo, ingestão de alimentos gordurosos, “stress” físico ou emocional, cosméticos.
Tratamento
O tratamento consiste na limpeza adequada da borda palpebral e cílios e na aplicação de pomadas contendo antibióticos e corticóides. O tratamento com medicamentos só deve ser realizado sob controle do médico oftalmologista.
Existem produtos específicos para limpeza dos cílios. Alguns cílios que venham a cair nesta limpeza nascerão novamente, mais saudáveis.
Compressas geladas (duas ou três pedras de gelo picado dentro de um saco e enroladas num pano limpo) são muito úteis.
Com o tratamento diário, o aspecto das pálpebras melhora e as “caspinhas” desaparecem. A limpeza da borda palpebral deve ser feita diariamente por toda a vida. Os fatores agravantes sempre que possível devem ser evitados. Agindo deste modo, as “crises” se tornarão mais esparsas ou nem mesmo ocorrerão.
Recomendações
- Evite a automedicação.
- Mantenha sua face e mãos sempre limpas.
- A limpeza dos cílios deve ser realizada antes de se colocar a pomada, utilizando-se uma “escovinha de rímel”, lenço apropriado ou cotonete molhado no produto de limpeza.
- Nunca toque seus olhos com dedos ou lenços sujos, etc.
- Tendo qualquer outra infecção: gripe, resfriado, acne, caspa, jamais esfregue seus olhos.
- As mulheres devem evitar o uso de cosméticos. Lápis de sobrancelha, máscara e até mesmo pó facial podem interferir com o controle da blefarite.
- Lave a cabeça freqüentemente, usando xampu. Se tiver caspas, use um xampu específico para combatê-las.
- Evite coçar as pálpebras com as unhas, pois isto poderia provocar trauma das bordas palpebrais, além uma contaminação adicional.
- Não continue o tratamento com a pomada de corticóide por mais de 15 dias sem voltar para exame.
- Sempre que possível evite fatores agravantes como: frio ou calor excessivo, ingestão de alimentos gordurosos, “stress” físico ou emocional, cosméticos, e outros.